sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Contornos Faciais e Blush

Olá pessoal hoje trago um pouco sobre contornos faciais.

Então vamos começar com os formatos de rostos.


Contornos

Já se foi o tempo em que, para sair de casa, base, pó e corretivo preparavam bem a pele. Hoje em dia, a maquiagem serve não só para embelezar o rosto, mas também para corrigir alguns defeitinhos. Afinar o nariz, diminuir a testa e levantar as maçãs do rosto são algumas das correções que uma make bem feita pode conseguir. Entretanto, é importante levar em consideração o formato do rosto para fazer um contorno correto e deixar a produção ainda mais poderosa.

Corretivo e iluminador são essenciais para um contorno perfeito
Mesmo que não seja uma prática muito comum reparar no formato de rosto das pessoas, saber identificá-lo é o primeiro requisito para garantir uma make linda e condizente com as feições de cada um. Para cada configuração de rosto, com seus detalhes e particularidades, um diferente contorno deve ser feito. Os tipos mais comuns de serem encontrados são aqueles com formato oval, quadrado, triangular, triangular invertido e redondo.

Independente do feitio do rosto, é imprescindível ter um corretivo mais escuro que o tom da pele e um iluminador, peças-chave para uma maquiagem contornada bem feita. É o que explica o maquiador Rick Silva, do Studio de Beleza Sonia Nesi: "a regra básica é: o que você quer esconder deve ser contornado com o corretivo escuro e a parte que você quer mostrar, deve ser iluminada. Sempre usando o pincel e sem deixar divisões entre as cores. A maquiagem deve estar sempre uniforme".

Rostos ovalados são os mais fáceis de contornar
Rostos com formato oval são considerados pelos maquiadores como os mais fáceis de se produzir pois precisam de poucos truques e correções. Com linhas totalmente arredondadas, eles são caracterizados principalmente por serem sutilmente mais largos nas maçãs do rosto do que na parte da testa e do maxilar. "O rosto oval é um pouco mais estreito em direção ao queixo e muitas vezes é considerado como o formato ideal, uma vez que é favorecido por qualquer estilo", explica o maquiador.

Para quem se encaixa nesse tipo de rosto, que pode ser identificado em várias celebridades como Beyoncé, Jéssica Alba e Luana Piovani, é fácil embelezar ainda mais a produção, já que ele não requer grandes habilidades. A dica do profissional é usar o corretivo mais escuro para escurecer sob as maçãs do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos e o eixo central da face, ou seja, a linha imaginária entre o queixo, o ossinho do nariz e a testa.

Como suavizar suas linhas marcantes em rostos quadrados
Os rostos com formato quadrado como os de Angelina Jolie, Alinne Moraes e Isabeli Fontana, por exemplo, podem ser identificados pela fisionomia larga e forte, com maxilar amplo e traços marcantes. Para esse tipo de rosto existem ainda duas variações: aqueles que são mais largos, fazendo o estilo completamente quadrado e os mais afilados, que lembram um retângulo.

Com o intuito de suavizar as linhas muito retas e angulares desse formato de rosto e criar uma aparência mais leve e delicada, o contorno com corretivo escuro e iluminador pode ajudar bastante. O segredo é escurecer as laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro da testa e do queixo, além do topo do nariz.

Rostos triangulares possuem parte de baixo mais larga que a de cima
Como a nomenclatura sugere, esse tipo de rosto lembra a figura geométrica de mesmo nome, ou seja, a parte de cima do rosto é mais estreita, alargando-se na linha do maxilar. Essa configuração faz com que a base do rosto fique em evidência, aparência que às vezes não agrada quem possui esse formato de rosto, como Olivia Palermo e Kylie Jenner.

Para atenuar essa diferença, que traz a atenção da make para a linha dos lábios, o maquiador indica escurecer as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro que o tom de pele. Já as áreas da testa, sob os olhos e o queixo ganham atenção especial com o iluminador.

Rosto com formato coração ou triângulo invertido: topo mais fino que a base
Esse formato é o oposto do triangular, ou seja, a linha da testa é mais larga do que a do maxilar e do queixo, que costuma ser mais alongado. Também conhecido como modelo coração, esse é o feitio do rosto de diversas famosas como Scarlett Johansson, Emma Watson, Flávia Alessandra e Giovanna Ewbank.

A ideia do contorno para esse tipo de rosto é suavizar a diferença entre a parte de cima mais larga e a de baixo mais afinada do rosto. Para isso, a dica do expert em maquiagem é usar o corretivo para escurecer as laterais da testa e o maxilar, dando a impressão de um rosto mais fino por inteiro. Já o iluminador deve ser aplicado na "zona T", atraindo a atenção para essa parte.

Rosto redondo: como afiná-lo com uma maquiagem contornada
Por último, o rosto redondo é aquele que não possui ângulos definidos. A tendência é que ele seja mais largo nas maçãs do rosto e nas bochechas e mais arredondado nas linhas da testa e do maxilar. Isis Valverde, Drew Barrymore e Miley Cyrus são algumas das celebridades que possuem essa configuração de rosto.

A maquiagem contornada para esse formato surge com o objetivo de fornecer uma sensação de altura ao rosto, fazendo com que ele pareça mais comprido e menos gordinho. Para conseguir isso, Rick aconselha que toda a lateral da face seja escurecida, optando por iluminar somente o eixo central.

Exemplos:





Blush

Nem sempre a maneira que a sua amiga aplica o blush é a melhor para você. Pode parecer estranho, mas existe uma forma ideal de passar o cosmético para cada formato de rosto. Além de dar um ar de saudável, o blush tem o poder de criar efeitos de luz, afinar, alongar ângulos ou ressaltar volumes, mudando a fisionomia e o formato do rosto. Para a maquiadora Raphaella Bahia, cada face possui uma maneira de ser valorizada e um ângulo certo para ser trabalhada, por isso é preciso ficar atenta para não errar na aplicação: "você pode acabar destacando pontos fracos ou deixando a maquiagem artificial", afirmou.

A cor do blush também vai afetar no resultado final. Procure o tom ideal para a sua pele. Pessoas clarinhas, por exemplo, devem preferir blush pêssego ou rosado, já as negras devem optar por tons terrosos. É importante sempre testar os produtos, até conseguir o efeito desejado.

Blush pode ser de contorno ou de tom
Para o maquiador Guilherme Camilo, o tom do blush difere de acordo com o efeito buscado: "existem blushes de contorno e blushes de tom. O responsável por 'mudar' o formato do rosto, é o blush de contorno, normalmente em cores opacas e de tons marrons. Quanto mais inclinado se passar o blush, mais o rosto ganhará a forma hexagonal. O blush de tom é o responsável pelo frescor e harmonização da make", explicou.

Confira a técnica de aplicação ideal para o seu tipo de rosto:
O maquiador Guilherme Camilo afirma que toda correção feita com o blush busca dois formatos de rosto: o oval, dito perfeito; e o hexagonal, que para ele é o mais sensual e feminino.

Redondo: para afinar o rosto mais arredondado, aplique o blush bem fininho e na diagonal no alto das maçãs. "Outro conselho é aplicar com dois a três dedos de distância do nariz, subindo em direção a pontinha superior da orelha. Costuma ser um ângulo que funciona bem para a maioria das pessoas", afirmou a maquiadora Raphaella Bahia. Vale também apostar no contorno da mandíbula, para conseguir mais contorno do rosto.

Oval: o formato mais versátil, o rosto oval elimina a chance de muitos erros. "Aplique a cor no alto das maçãs e vá puxando suavemente em direção às têmporas", ensina Raphaella Bahia.

Triangular: para a maquiadora, o ideal para esse formato é passar o blush mais arredondado, puxando levemente para as têmporas, buscando afinar o rosto e balancear as formas: "não faça uma linha muito fina (como no rosto redondo), mantenha o blush mais natural e esfumado. Aplique a cor nas maçãs do rosto e esfumace em direção às têmporas, assim ele vai desaparecendo ao mesmo tempo em que afina o rosto".

Quadrado: para deixar as linhas mais femininas e suaves, aplique o blush um pouco mais arredondado, para balancear a forma. "sempre esfume muito bem para não ficar com cara de 'festa junina'", alerta a especialista. Para conseguir mais ângulo no rosto, vale aplicar o iluminador no topo da maçã.

Hexagonal: o formato lembra o do rosto quadrado, mas com os traços mais suaves, parecido com um diamante. Para deixar o desenho mais harmonioso, concentre o blush nas maçãs do rosto e puxe levemente em direção à têmporas. "Você pode também puxar mais o blush até as têmporas e dar uma levíssima contornada com um pó mais escuro no ossinho da bochecha", ensinou a maquiadora do Studio Longevitá.

Fonte:http://www.tudosobremake.com.br/

Pessoal espero que tenham gostado do post de hoje... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário