quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como saber do que o cabelo está precisando?




Pra explicar do que o seu cabelo precisa, preciso mostrar primeiro qual a sua composição. Cerca de 90% do nosso cabelo é composto por queratina, uma proteína que contém 18 aminoácidos em sua estrutura. Ou seja, queratina e aminoácidos são a base de qualquer cabelo. Mas existem os outros 10%, que são igualmente importantes, e desses 10%, 8% é água, lipídeos, glicogênio e ácido glutâmico, enquanto 2% é formado por minerais diversos.

Quando hidratar o cabelo
Assim, pela própria composição do fio do cabelo, dá pra notar que ele precisa de hidratação, de nutrição e de reconstrução, só que esses necessidades variam de cabelo para cabelo, e não só isso, pois um cabelo que hoje precisa de muita hidratação pode, daqui um mês, precisar de mais reconstrução ou nutrição por exemplo.
Muita gente acha que só precisa tratar o cabelo se fizer alguma química capilar, e isso tá errado, pois os fios perdem nutrientes todos os dias em decorrência de processos mecânicos (escova, chapinha, etc), da exposição solar, do vento, das mudanças climáticas, dos banhos de mar, dos banhos de piscina e muitas outras coisas.
Ou seja, o cabelo perde nutrientes o tempo todo, e é preciso repô-los, em maior ou menor grau.
Quando Nutrir o cabelo
Pra identificar do que o seu cabelo precisa, olhe pra ele com atenção, e com papel e caneta na mão! Além de olhar, pegue nos fios, passe os dedos nas mechas com suavidade e observe o que “ele está dizendo e pedindo”. Sim, cabelo não fala mas diz muita coisa, então trate de “ler” os sinais que ele manda.
Ele tá ressecado? Tá sem brilho? Tá poroso? Tá sem vida? Tá sem balanço? Tá desbotado? Tá elástico? Tá frágil? Tá caindo? Tá quebrando? Tá com frizz? Tá crescendo direitinho? Tá secando rápido? Tá embaraçando fácil? Tá com caspa? Tá muito volumoso ou perdeu volume? Ficou muito oleoso?
Anote tudo isso e vamos pra etapa seguinte: a análise do histórico!
Quando reconstruir o cabelo?
Você faz ou fez alguma química capilar? Descolore? Pinta? Faz luzes ou mechas? Fez ou faz? Progressiva, relaxamento, alisamento ou similares (plástica dos fios, botox,  etc)? Quais ativos você usou pra relaxar, alisar, fazer progressiva ou qualquer outra escova?
Anote tudo e analise agora a estrutura e as características do seu cabelo. Ele é liso, ondulado, indefinido, cacheado, afro, fino, grosso, oleoso ou seco?
E quais são os produtos que você usa? Eles são específicos para o seu tipo de cabelo? Quais são os ativos predominantes nesses produtos?
Tá tudo anotado? Calma que tem mais! Vamos analisar a sua rotina… Você passa o dia numa sala com ar condicionado ou trabalha exposta ao sol? Usa muito secador e muita chapinha? É rata de praia ou de piscina?

Como saber do que o cabelo precisa



Todas essas perguntas mais parecem um daqueles questionários do IBGE, mas respondê-las é a forma mais simples de entender quais são as necessidades do cabelo.

De forma muito resumida, só pra vocês terem um parâmetro, a regra é essa:
 O cabelo está sem brilho e ressecado? Então ele precisa de hidratação!
O cabelo está com frizz, volumoso, desalinhado ou poroso? Ele tá pedindo por nutrição!
O cabelo  está fino, frágil, quebradiço e “elástico”? Ele grita por reconstrução!
Fonte: jurovalendo.com.br/

Hidratação
Nutrição
Reconstrução

Pessoal por hoje é só bjs até mais...