terça-feira, 8 de abril de 2014

Vamos saber qual a diferença entre Hidratar, Nutrir e Reconstruir?



Você sabe qual a diferença entre Nutrir, Hidratar e Recosntruir os cabelos?
Pois é, se não sabe, pode estar usando cremes errados e apenas hidratando, quando o que ele  prescisa mesmo é ser recontruido ou nutrido.


Entendendo seus cabelos 

O Cabelo é Dividido em Duas Partes


 Parte interna  

Localizado na derme, segunda camada da pele.
Na parte interna que ocorre a formaçao, nutrição e o crescimento. O cabelo emerge de uma invaginação da epiderme, o que chamamos de folículo piloso e compreende vários componentes:
  •  papila – o componente responsável pelo controle do ciclo folicular.
  •  bulbo – a região, a partir da qual cresce o cabelo.
  •  glândula sebácea – produz a gordura responsável pela formação do manto hidrolipídico da pele e cabelo, que manétm a lubrificação e proteção dos mesmos.
  •  músculo eretor – responsável pela sensação tátil, o que nos faz, por exemplo, sentir arrepio.
  •  vasos capilares – vasos sanguineos que irrigam a papila com os nutrientes necessarios para formao e nutrição do cabelo.
A partir daí vemos, que para ter cabelo resistente, com bom crescimento, necessário ter uma alimentação balanceada, pois a nutrição do cabelo dá-se de dentro para fora.

Parte externa 

A parte externa do cabelo é chamada de haste. A haste é constituída de queratina e apresenta 3 camadas:
  •  cutícula – a camada externa, protege a fibra do cabelo contra agressões físicas e químicas. Responsável pela maciez e brilho do cabelo.
  •  cortex – a parte interna é constituída de fibras de queratina responsáveis pelas propriedades mecânicas do cabelo (elasticidade e porosidade). 

  • medula – a parte central do fio, constituda de queratina mole e amorfa. Ainda não se sabe muito sobre sua função
 Pois vamos lá
Veja o  que fazer para tratar corretamente seu cabelo:
O processo de tratamento dos cabelo é dividido em três etapas. Assim o cabelo ficará saúdevel por ter todos os componentes de sua estrutura regenerados. O tratamento sempre é feito nessas três etapas, que são:
  1. Hidratação Simples (reposição hídrica ou seja repor a água perdida)
  2. Nutrição Capilar (reposição lipídica)  repor os nutrientes perdidos pelo fio
  3. Reconstrução Capilar (reposição protéica)  repor os componentes estruturais perdidos pelo fio.
Nunca coloca-se proteína (Reconstrução Capilar) em um cabelo ressecado e desidratado. Primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja, óleos e manteigas de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.


As Etapas do tratamento dos cabelo


Hidratar é o mais básico, deve ser feito toda semana (pra cabelos cacheados e secos principalmente, cabelos oleosos podem abrir para 15 dias). Lembrando que esses "tempos" devem ser adaptados para cada cabelo, e isso só você poderá fazer!! A água é essencial na estrutura do fio, para que ele seja maleável e para que os próximos passos consigam atingir realmente o fio como um todo!




Tratamento Hidratação

Hidratar com creme de massagem capilar simples. Use marcas baratas para este tipo de hidratação: máscaras da Capicilin, máscaras da Careliss (“hidratação de açúcar”), máscaras de hidratação Haskell. Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio de cabelo, enxague levemente, se puder evite o uso do secador.

Tratamento Nutrição

Manteiga de Karitê e Óleo de Girassol são uma boa pedida. Exemplos de Máscaras e Linhas para Nutrição: Linha de Nutrição da Gold Black da Amend e Rigen da Alfaparf. No mercado são as que mais têm mostrado resultados satisfatórios a um preço considerado até acessível para algumas pessoas.

Tratamento Reconstrução Capilar

Exemplo de Linhas que podem ser utilizadas para reconstrução. Máscara antiidade da marca ÉH, Midollo, Alfaparf, Absolut Repair da L’oréal Professional, Age Recharge Kérastase, Creme de Queratina da Bioextratus, Linha Keratina da Vizcaya.
O principal é que eles contenham em sua fórmula queratina, colágeno, creatina, cistina e vários outros ingredientes que fazem esse tratamento.
Uma ressalva especial para a Linha de Reposição de Massa Capilar (RMC) da Amend, que também têm a função exatamente de reconstrução dos cabelos. Existe a linha Vermenha e a Linha Azul dessa marca da Amend de RMC. Veja em qual seu cabelo se enquadra e experimente. É bem recomendado esse produto, um dos mais satisfatórios do mercado.
Nunca fazer uma reconstrução de início no cabelo, sem antes passar pelos processo de Hidratação e Nutrição, que de certa forma preparam seu cabelo para uma reconstrução bem feita e com resultados ótimos.
Cada cabelo reage a procedimentos de várias maneiras. Alguns levam meses por causa do acumulo de danos por processos químicos e outros levam algumas semanas a conseguirem o resultado esperado.
Os processos são contínuos e a única diferença é que a Reconstrução Capilar é realizada somente uma vez por mês, cabelos muito danificados podem necessitar de 2 vezes ao mês, porém é um processo realizado uma vez por mês e os resultados já são excelentes
E a rentabilidade dos produtos para reconstrução são excelentes, duram bastante então vale a pena investir um pouco mais neles.

Rotina para recuperação capilar em um mês

1°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

2°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

3°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

4°Semana

Hidratação
Reconstrução
O interessante do tratamento é começar a sentir seu cabelos e perceber o que ele precisa. Se você fizer isso em um mês e sentir que ele já está bem hidratado e nutrido e do jeito que você sempre quis você pode abrir brechas na programação para usar produtos específicos para cacheado.
O aconselhável é sempre lavar um dia sim e um não, principalmente para ressecados, porque a aguá quente resseca mais ainda os cabelos já danificados.

Dicas para um cabelo saudável no dia-a-dia

  • Nunca use água quente, a temperatura ideal é de morna e fria o último enxague na água gelada deixa o cabelo com muito brilho;
  • Nunca prenda seu cabelo molhado pois o fio esta mais elástico e tende a quebrar;
  • Evite uso e óleo mineral e silicones pois podem entupir os folículos levando a queda de cabelo além de formar uma capa nos fios impedindo a entrada de substancias hidratantes;
  • Na hora de pentear comece pelas pontas e vá subindo para o comprimento e depois raízes isso evita nós e quebra dos fios;
  • Lave com shampoo anti-resíduos uma vez por mês preferencialmente antes de fazer um reconstrução.
  • Se possível deixe secar naturalmente evitando secadores e chapinhas;
  • Sempre que for para praia e piscinas use filtro solares para cabelos;
  • Uma esfoliação no couro cabeludo periodicamente é otima pra tirar células mortas e sujeira;
  • Se suas pontas estão ressecadas passe condicionador para proteger e depois aplique o shampo;
  • Nunca esfregue o cabelo pois perde massa do fio, massageie suavemente o couro em movimento circulares para estimular o crescimento. O cumprimento você deve alisar como se estivesse subindo numa corda sem friccionar um fio no outro;
  • Corte periodicamente o cabelo para tirar as parte danifica
Cabelo danificado


Boa Sorte