segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Anos 40

Olá pessoal tudo bem com vocês? Espero que sim...
Acharam que tinha esquecido das décadas e a evolução da maquiagem né????
Não.......
Hoje trago para vocês uma década especial, que é a decada de 40, onde a Marilyn Monroe apareceu pela primeira vez nas telinhas, a época do pin up.


Nesta época, os conflitos armados que assolaram a década anterior chegam ao apogeu, com o holocausto, e declínio. Um ataque realizado pelo Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Os estadunidenses explodem bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando milhares de civis no Japão, e supostamente precipitando o fim da guerra. Hitler comete suicídio e Mussolini é fuzilado. Ocorrem também os julgamentos de Nuremberg onde foram julgados 24 criminosos de guerra aliados a Hitler, dos quais 13 foram condenados à morte na forca, três foram absolvidos e os demais condenados a outras penas. Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. Tem início o Plano Marshall, de recuperação econômica da Europa pós-guerra, como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.

A moda feminina dessa década, é considerada uma das mais lindas e sensuais do século XX, visto que o cinema hollywoodiano mostrava beldades como Rita Hayworth, Ingrid Bergman, Ava Gardner, dentre outras, o que ajudou a construir essa concepção coletiva. Foi também nos anos 40 que Marilyn Monroe surgiu pela primeira vez nas telinhas.

Alguns fatos marcantes da época


  • A Alemanha invade a Dinamarca, Noruega, Benelux e a França, entre 1940 e 1941.A Alemanha perde a Batalha da Grã-Bretanha em 1940.A Alemanha ataca a União Soviética em 22 de junho de 1941.Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.O Japão, Alemanha e a Itália perdem as batalhas de Estalingrado, a Primeira de El Alamein, Segunda de El Alamein e de MidwayAs forças aliadas invadem as praias de Normandia, na França em 6 de junho de 1944, chamado de Dia D.Acontece a Conferência de Ialta em fevereiro de 1945, em que os chefes de Estado dos Estados Unidos (Franklin D. Roosevelt) e da União Soviética (Josef Stalin), e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) discutem sobre a reorganização da Europa após a Guerra.A Alemanha rende-se em 7 de maio de 1945.
  • Criada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945 e efetivamente em 24 de Outubro de 1945.
  • Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki em 6 de agosto e 9 de agosto de 1945 levam a rendição do Japão em 15 de agosto.
  • A Segunda Guerra Mundial termina oficialmente em 2 de setembro de 1945.
  • Criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.
  • Criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte em 4 de abril de 1949.

Agora vamos para o que realmente interessa, maquiagem, cabelo , modaaaaa.

Moda da década de 40

Principais traços da moda da época são:
  • Corte militar: característica da moda desde o final dos anos 30, o estilo militar acompanhou boa parte das roupas da década de 40. As ombreiras eram obrigatórias e contribuíam para dar a impressão de uma cintura mais fina. As roupas também procuravam afinar os quadris.
  • Sobriedade: é preciso lembrar que o período da guerra – com tantas pessoas morrendo no campo de batalha, e com uma grande restrição de recursos – pedia um visual mais sóbrio. Os tecidos sofreram muitas restrições na época, e era muito difícil encontrar certos tipos…por isso, havia muitas técnicas para re-aproveitar as roupas, passando produtos que tentavam melhorar seu aspecto. Isto, é claro, não impediu um certo ar de “roupa surrada” que acompanhou a primeira metade da década.
  • Xadrez: como era relativamente fácil encontrar esta padronagem na época, ela pode ser encontrada em diversos vestidos e conjuntos. Se for copiar para você, escolha as estampas menores, e não muito coloridas, para não ficar com cara de vestido de São João.
  • Comprimento: os vestidos e saias dos anos 40 terminavam logo abaixo dos joelhos, não os revelando por um triz. Isto até irá gerar, com o lançamento do New Look, em 1947, algumas manifestações contrárias ao novo comprimento [geralmente nas canelas] de Dior. Falaremos disto esta semana. O comprimento dos anos 40 deixa a desejar, pois não é sequer o mínimo que se recomenda para a modéstia, que seria 1 palmo abaixo dos joelhos.
  • Conjuntos: conjuntos de blazer e saia evasê com prega macho são marca da década. São muito atuais – mas se você tem ombros largos [como eu] dispense as ombreiras. Os conjuntos podiam ser da mesma padronagem ou não [como na foto]. Conjuntos eram bastante populares no período da guerra, pois era possível misturar as peças e criar novas combinações.
  • Jeito de camponesa: peças com sianinha eram populares. Musicais da década ajudaram a difundir vestidos simples, que podem ser facilmente copiados por você. Na foto, conjunto e vestido ajustado. O Conjunto traz um blazer que fecha de maneira peculiar: bastante típico da época. O vestido deve ter o decote em V suprimido
  • A saia reta foi bastante usada na época, embora não fosse o modelo mais popular. As mulheres também usavam muito pregas, corte evasê… mas ela apareceu sobretudo nos conjuntos, sob pretexto da escassez de tecidos.



Cabelo dos anos 40:


Nos anos 40, os comprimentos médios e ondulados, com topete lateral, eram a sensação. Rita Hayworth, diva de época, foi uma das mulheres a lançar essa tendência. Esse penteado é copiado até hoje pelas famosas, como podemos ver nos looks de Kate Hudson e Megan Fox.





No proximo post vou falar da maquiagem nos anos 40, até lá bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário