terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Grécia antiga e Maquiagem

Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre a Grécia.

Do século XII ao século VIII antes de nossa era
A cosmética era considerada uma ciência afiliada à medicina e tinha como finalidade preservar o físico. Por isto a maquiagem deveria sempre ser discreta e não destruir “as harmonias criadas pela natureza”. A tez deveria ser branca (muitas vezes maquiada com gesso e cal, as bochechas rosadas, os olhos maquiados com cinzas ou açafrão e os cílios escurecidos). Nesta época, a sobrancelha grega era retocada com maquiagem preta.

Séculos V e IV 
Apenas as cortesãs podiam se maquiar. Platão considerava a arte de se maquiar como algo tão indigno que não devia ser praticado por cidadãos livres.

Século III antes de nossa era

As mulheres passaram a colorir as faces com blush, a escurecer as pálpebras  com incenso e a aumentar os olhos com khôl. Esta época foi fundamentada e marcada por preocupações de toda ordem com a higiene corporal. As pessoas se lavavam com frequência, seus corpos eram higienizados com pós perfumados e a língua limpada com uma gilete feita com marfim)...  A concepção do ato de se demaquiar era algo completamente diferente da que temos hoje em dia. As mulheres retiravam a maquiagem apenas pela manhã, nos banhos públicos, antes de se maquiarem novamente!

A GRÉCIA CLÁSSICA
A Grécia clássica distingue claramente a cosmética (higiene) da arte da maquiagem. Na Grécia Clássica, a sociedade era feita por e para os homens. As mulheres, seres destituídos de direitos cívicos, eram uteis apenas para a reprodução. Não tinham o direito de se dedicarem a si próprias pois deviam se consagrar exclusivamente a seus filhos e marido.
A mulher da época tinha porém o dever de manter sua pele branca (o que demonstrava que ficava em seu domicílio e não saia ao sol) e não deveria usar maquiagem, exceto para receber seu marido ou amigos. As gregas usavam também mel para tratar seus lábios e fabricavam cremes com produtos de origem animal adicionados a excrementos de touros e cabras.
Por fim, não devemos nos esquecer que os cosméticos e a maquiagem chegaram à Grécia e ao Império Romano graças às caravanas que comercializavam seda e especiarias na Europa e que etimologicamente, o termo ‘cosmético’ deriva do grego Kosmêtikos, derivado por sua vez  da palavra Kosmos, harmonia ou ordem.



Alguns filmes que mostra muito bem como era a Grécia antiga são:

300

Furia de titans
Gladiador

Troia
Em fim, a maquiagem grega apenas valoriza o que a mulher tem de mais bonito, ela é uma maquiagem nude, natural, quase não aparente.


Pessoal espero que tenham gostado deste post, bjs e até os proximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário