sexta-feira, 21 de março de 2014

8 hábitos que destroem os fios



1. Amarrar o cabelo com elástico comum

Os elásticos que não são revestidos com tecido oferecem muito atrito aos fios, principalmente na hora de tirar. Isso faz com que o cabelo fique todo quebrado e o resultado é a falta de brilho e frizz.



2. Desfiar os fios

Tem o hábito de fazer muitos penteados? O movimento contra a raiz na hora de desfiar faz as cutículas dos fios levantarem e irem embora. Eles ficam desprotegidos e com brilho reduzido. O ideal é maneirar nos desfiados e fazer hidratações semanais em casa, para repor os nutrientes e reconstruir o fio.



3. Dormir ou prender o cabelo molhado

Os fios ficam menos flexíveis quando molhados e o atrito com o travesseiro ou elásticos de cabelo pode deixa-los mais suscetíveis à quebra. Evite prender ou use presilhas plásticas, como as piranhas.



4. Pentear o cabelo com a ferramenta errada

Você usa um pente fino para desembaraçar e puxa com força para tirar o nó? É claro que os fios ficarão destruídos! O ideal é desembaraçar no chuveiro, com ajuda de um condicionador hidratante e um pente de dentes espaçados. Depois do banho, se necessário, use um creme para pentear e uma escova ideal para evitar usar a força.



5. Esfregar a toalha na cabeça para secar

Além de deixar os fios sensibilizados, esse hábito aumenta a estática do cabelo e faz com que você tenha muito mais frizz! Para retirar o excesso de água, procure amassar os fios com a toalha, de baixo para cima.



6. Secar os fios todos os dias

Se puder evitar a exposição dos fios ao calor é melhor, mas caso a escova seja necessária, deixe o cabelo secar ao ar livre e quando já estiver quase seco faça a escovação. Dessa forma você reduz o tempo de contato com o calor e evita que os fios fiquem ressecados. E lembre-se: se for passar chapinha, nunca com os fios molhados!



7. Usar muitos produtos de finalização e texturização

O problema não é usar leave-ins ou reparadores de pontas eles são necessários! mas todos os produtos finalizadores e texturizadores deixam resíduos que, com o tempo, fazem o cabelo ficar pesado e opaco. Adicione um xampu antirresíduos à sua rotina ou faça um detox capilar a cada 15 dias, pelo menos.



8. Não enxaguar direito a cabeça

Deixar restos de xampu, condicionador ou máscara nos fios também deixa o cabelo pesado e opaco. Durante o banho certifique-se de retirar completamente qualquer produto que tenha entrado em contato com os fios. Misturar o xampu ou condicionador em um potinho com água, segundos antes da aplicação, os deixa menos concentrados e mais fáceis de lavar.