terça-feira, 25 de março de 2014

Cronograma Capilar - Entendendo como funciona

O que é?
Cronograma Capilar é, como o próprio nome já diz, uma rotina a ser seguida com o fim de proporcionar ao cabelo ingredientes necessários para hidrata-lo, nutri-lo e regenera-lo, deixando-os mais saudáveis e com brilho. Não se engane, não é um único creme que fará todas essas maravilhas nos seus fios. É necessário dedicação e paciência para alcançar os resultados desejados!

Quem pode fazer?
Qualquer pessoa com qualquer tipo de cabelo. Isso mesmo! Em regra, o cronograma capilar é indicado para pessoas com cabelos cacheados/crespos pelo ressecamento e frizz natural que apresentam. Também é super indicado para pessoas que realizam qualquer procedimento químico nas madeixas (sim, tintura também é química, OK?!), justamente por agredir o cabelo, ainda que minimamente. Para aquelas com cabelos saudáveis, sem químicas e lindo-de-morrer-igual-comercial-de-shampoo, o Cronograma Capilar também é indicado para manter o estilo "Babe na minha Cabeleira"!

Como é que eu faço?
Ahhh! Chegamos no ponto principal, não é? 
O Cronograma é dividido em três etapas que são repetidas semanalmente até atingir o fim do ciclo, que dura quatro semanas. Na dúvida de qual creme usar em cada etapa, basta uma rápida pesquisa no Santo Google que logo aparecerá várias pessoas que já testaram e podem indicar a qual etapa o creme pertence. Vamos continuar?

As etapas:
HIDRATAÇÃO: etapa onde ocorre a reposição hídrica para proporcionar maleabilidade, suavidade e maciez. Nessa etapa, invista em produtos como: vitaminas, aloe vera, Pantenol,  extratos vegetais (plantas e frutos), proteínas hidrolisadas (milho, arroz, soja ou seda), glicerina, silicones, mel e açúcares.

NUTRIÇÃO: aqui ocorre a reposição lipídica, onde garante a manutenção da suavidade de nosso cabelo, proporciona a oleosidade necessária para diminuição do frizz e surgimento do brilho. São indicados produtos compostos por ceramidas, óleos vegetais (argan, girassol, semente de uva, monoï, macadâmia, ojon, amêndoas, coco, linhaça, oliva), proteínas hidrolisadas, tutano, manteigas vegetais (karité, cupuaçu, muru muru, cacau).

RECONSTRUÇÃO: já nessa etapa, repomos as proteínas perdidas ao longo do tempo pelos fios, deixando-os mais fortes frente às agressões diárias a que estão expostos. Os produtos necessários são aqueles à base de colágeno, aminoácidos, cisteína, queratina, creatina, arginina e proteína hidrolisada de trigo.


Por fim, como todo cronograma impõe uma tabela, aqui vai algumas sugeridas dependendo do estado de seu cabelo:

Eu já finalizei meu primeiro ciclo e,comecei a fazer o meu ciclo de acordo com o que sentia o que meu cabelo precisava pois ele não tem química alguma,então eu montei a minha tabela da seguinte maneira:

1° Hidratação            Nutrição          Reconstrução
2° Hidratação            Hidratação          Nutrição
3° Hidratação            Reconstrução      Hidratação
4° Hidratação            Hidratação          Nutrição


Bom confesso que me surpreendi até o momento com o cronograma. Realmente ele funciona.
Quando eu chegar no segundo ciclo eu conto como montei e o resultado do primeiro ciclo.

Dicas:


- O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;

- Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores;


- Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas;

- Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones.

Alguém aí já faz? Conta pra mim, vai... 

Bjs Até a próxima.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário