sábado, 22 de março de 2014

Como Fazer Gel de Cabelo

Criado por Maluniu

Produtos para o cabelo podem ser caros e pouco saudáveis, mas você pode proteger a sua saúde e a sua carteira fazendo alguns desses produtos em casa. É possível evitar os produtos químicos fortes, fragrâncias artificiais e corantes frequentemente encontrados em produtos vendidos em lojas. Criar seus próprios produtos para o cabelo permite que você tenha total controle sobre o que se passa dentro deles. Fazer gel de cabelo é um processo muito simples, requer apenas alguns ingredientes. Basta seguir estes passos para aprender a fazer um simples gel gelatina ou gel de linhaça.

Método 1 de 2: Fazendo Gel Gelatina

  1. Make Hair Gel Step 1.jpg
    1
    Despeje 1 copo (aproximadamente 230 ml) de água morna em um pote de vidro. Tenha certeza de escolher um pote com tampa, assim você pode armazenar o seu gel para usar mais tarde. Um pote de conserva ou um velho frasco de cosmético são boas opções.

  2. Make Hair Gel Step 2.jpg
    2
    Misture uma colher de chá (5 ml) de gelatina sem sabor. Gelatina sem sabor pode ser encontrada na maioria dos supermercado. Resista à tentação de usar gelatina com sabor, os açúcares e corantes da gelatina com sabor não são bons para o seu cabelo.
  3. Make Hair Gel Step 3.jpg
    3
    Coloque fragrância no líquido. Coloque de 2 a 3 gotas de óleo essencial no frasco para criar um gel perfumado. Os óleos essenciais podem ser encontrados em muitas lojas de alimentos, produtos naturais e artesanato. Não adicione muito óleo essencial, uma vez que estas substâncias são fortes e um pouco já vai funcionar muito bem.
    • Os óleos essenciais são líquidos altamente concentrados que foram derivados naturalmente dos caules, flores e raízes de plantas. Eles contêm a mais pura essência de plantas e podem beneficiar a situação da pele, cabelos e órgãos.
    • Os óleos essenciais que proporcionam o máximo de benefícios para a saúde do cabelo são lavanda, coco, alecrim e óleo de árvore do chá (melaleuca). Você não tem que limitar suas opções para apenas estes óleos nesta receita de gel de cabelo. Você também pode escolher um óleo que tenha uma fragrância que lhe agrade.
  4. Make Hair Gel Step 4.jpg
    4
    Agite a mistura com uma colher até ficar bem misturado. Certifique-se de que a gelatina esteja completamente dissolvida e o óleo distribuído em todo o líquido.
  5. Make Hair Gel Step 5.jpg
    5
    Cubra o recipiente com a tampa. Se você deixá-lo descoberto ele pode ficar contaminado com partículas de alimentos ou outros detritos, ou pegar o cheiro da comida em sua geladeira. Mantenha o gel fresco, cobrindo-o com uma tampa.
  6. Make Hair Gel Step 6.jpg
    6
    Permita que o gel ganhe consistência. Coloque o frasco coberto no refrigerador e permita que o gel permaneça ali de 3 a 5 horas. Nesse tempo ele vai começar a tomar uma forma sólida, como gelatina.
    • O seu gel de cabelo estará pronto para usar depois de ter descansado por este tempo. Verifique a consistência antes de usar. Ela deve ser semelhante ao da consistência de gel de cabelo comprado.
    • Use a mesma quantidade deste gel de cabelo como você faria com qualquer outro gel comprado. A quantidade que você precisa irá variar de acordo com o comprimento e a espessura do seu cabelo.
  7. Make Hair Gel Step 7.jpg
    7
    Guarde este gel de cabelo caseiro na geladeira. Se você deixá-lo fora da geladeira, ele vai voltar para o estado líquido.

Método 2 de 2: Fazendo Gel de Semente de Linhaça

  1. 1
    Compre sementes de linhaça. As sementes de linhaça produzem um gel que funciona maravilhosamente em cabelos encaracolados, ásperos ou crespos. Ele adiciona brilho e doma frizz. Sementes de linhaça estão disponíveis na maioria dos supermercados e lojas de alimentos saudáveis. Certifique-se de obter sementes de linhaça cruas sem sabor e que não foram torradas ou aromatizadas com especiarias.
  2. 2
    Ferva 1/4 de xícara de sementes de linhaça e 1 copo de água. Coloque os dois itens em uma panela pequena e aqueça no forno, em fogo médio, até que a água chegue a ferver.
  3. 3
    Abaixe o fogo. Uma vez que a água e as sementes ferveram, abaixe o fogo até diminuir a fervura. Mexa a mistura com uma colher de madeira e deixe cozinhar por 10 minutos. As sementes vão começar a produzir um gel.
  4. 4
    Cozinhe o líquido. Continue a cozinhar e a mexer o líquido até que a água cooked domistura alcance a consistência de um gel. Continue cozinhando até que ele tenha a mesma consistência de babosa ou de gel de cabelo comprado em loja.
    • Se o seu cabelo é muito crespo, você pode achar que é mais fácil aplicar um gel mais fraco/menos espesso. Tire o gel do aquecimento enquanto ele ainda estiver um pouco "fino", assim ele vai ficar simples para passar em seu cabelo.
    • Se o seu cabelo não é crespo, deixe o gel engrossar tanto quanto você quiser. Ele irá segurar mais o cabelo se você deixá-lo ficar espesso.
  5. 5
    Coe o gel. Despeje o gel através de uma gaze em uma tigela, ou diretamente no recipiente que você deseja usar para armazená-lo. Se o gel estiver grosso, você pode ter que apertar um pouco para ajudá-lo a passar através do pano. Continue tentando até que você tenha passado o máximo de gel através do tecido, em seguida, jogue fora o pano e as sementes.
    • Use um novo par de meia-calça, se você não tiver gaze.
  6. 6
    Adicione os outros ingredientes. Você pode personalizar o gel com as suas preferências, adicionando algumas gotas de óleo essencial, aloe ou um ingrediente hidratante como vitamina E líquida. Misture bem os ingredientes extras para que eles fiquem distribuídos por todo o gel.
  7. 7
    Conserve o gel. Coloque o gel num recipiente de vidro com uma tampa e mantenha-o no refrigerador. Ele vai durar por várias semanas. Use em cabelos secos ou aplique-o no cabelo molhado após um banho.

Dicas

  • Fazer seus próprios produtos em casa pode ter um impacto positivo sobre o meio ambiente, reduzindo a quantidade de produtos químicos que você coloca no seu corpo, na atmosfera e na água. O uso de frascos de vidro em vez de plástico pode ajudar a prevenir a absorção de BPA em seus produtos. Produtos mais grossos, viscosos, podem ser muito mais fáceis de tirar dos recipientes de vidro ao limpar, permitindo que eles sejam mais facilmente reutilizados ou reciclados.

Materiais Necessários

  • 1 copo (aproximadamente 230 ml) de água morna
  • 1 colher de chá (5 ml) de gelatina sem sabor
  • Frasco com uma tampa
  • Colher
  • Óleo essencial (opcional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário