sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Manual da Auto Maquiagem - Parte 2 : Kit de cuidados da pele

Ola meninas tudo bem com vocês?
#manualdaautomaquiagem #clubedabelezaemaquiagem
Vamos aprender como montar este kit de cuidados específicos com a pele.

É muito importante limpar a pele diariamente para manter o seu aspecto saudável e natural. A rotina ideal de limpeza do rosto começa com o uso de um sabonete específico para o seu tipo de pele.


Depois devemos aplicar o tônico facial e, por último, o hidratante.

As principais funções do tônico são:

  • restaurar o PH natural da pele
  • ajudar a remover as impurezas da pele
  • preparar a pele para receber outro tratamento ( hidratação)


Entenda para quê - e para quem - eles servem.
  • A Loção tônica protetora, indicada para a pele normal a seca
  • A Loção adstringente reguladora, indicada para pele mista a oleosa.

Por que tonificar a pele?

Tônicos são cosméticos que ajudam a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. As principais funções são:
- Complementar a limpeza, removendo impurezas difíceis de sair com outros produtos de limpeza do rosto.
- Manter o equilíbrio natural da pele.
- Revigorar e recuperar a vitalidade da pele.
- Preparar a pele para receber o próximo passo do seu tratamento cosmético.

Qual a diferença entre adstringente e tônico? 


Tanto o Tônico quanto o Adstringente complementam a limpeza da pele removendo impurezas mais difíceis de sair com outros produtos de limpeza do rosto.
O adstringente, além de tonificar, tem em sua fórmula ingredientes que ajudam a controlar a oleosidade da pele.
O tônico auxilia na microcirculação da pele e, em uso conjunto com o hidratante noturno, potencializa a hidratação da pele em até oito horas.


Que produto é melhor para mim?

A Loção Tônica protetora tonifica e protege a pele normal a seca, formando um filme sobre o rosto e protegendo-a contra a poluição e mantendo-a macia e hidratada. O tônico  ajuda também  a suavizar a pele  e protege contra a ação dos radicais livres.
A Loção adstringente reguladora, por sua vez, é mais indicada para tonificar e controlar a oleosidade. Sua fórmula atua no controle da produção de sebo na pele.

Se eu usar um desses produtos, corro o risco de ficar com a pele ressecada?

Não, se usar o produto adequado para o seu tipo de pele. Lembre-se: adstringentes são exclusivos para a pele mista e oleosa; tônicos são para pele normal a seca.

Com que frequência devo usar os produtos?

Use pela manhã e à noite, todos os dias, depois de limpar o rosto com um produto indicado para o seu tipo de pele (a linha Natura Chronos sugere a Emulsão de Limpeza, sem enxague, para a pele normal a seca, e a Espuma de limpeza refrescante para a pele mista a oleosa).
Espere o produto secar para dar continuidade ao seu tratamento antissinais ou hidratante. Se você estiver maquiada, o mais indicado é usar o Demaquilante bifásico antes de todas as etapas anteriores.
Fonte: Natura

Depois de lavar e tonificar ou adstringir temos que esfoliar o nosso nosso rosto, para peles mista a oleosa o ideal é 2 vezes por semana, para peles normal 1 vez por semana e para pele seca, 1 vez cada 15 dias.

Depois desta fase é a hora de Hidratar.
Para isso temos que usar o hidratante correto para nosso tipo de pele.

Afinal, o que são e para que servem exatamente os produtos hidratantes?


Existem vários tipos de hidratantes, mas qual o mais indicado pra cada pele? Antes vamos descobrir qual a função desses produtos: segundo dermatologistas, a função primordial de todos eles é a mesma, manter a quantidade adequada de água na pele, com moléculas que atraem a água ou que formam uma barreira, evitando o ressecamento. Porém, devido a algumas características específicas de cada tipo de pele, o Ideal é saber qual são as particularidades da sua pele para conseguir hidratá-la com maior eficácia sem prejudicá-la em outros aspectos.


Tipos de hidratação


Além de saber qual tipo de pele é o seu, vale lembrar que existem três principais tipos de hidratação, e um hidratante ideal é aquele que combina mais de um tipo de mecanismo.
Os principais tipos de mecanismos hidratantes são a umectação, a hidratação ativa e a oclusão. O primeiro hidrata retendo a água nas camadas mais superficiais da pele, o segundo promove a hidratação celular, e o último impede a perda de água pelo uso de substâncias oleosas, formando uma película sobre a pele. Por isso sempre observe nas embalagens dos produtos como eles hidratarão a sua pele.
Quanto aos tipos de pele, geralmente são classificados como seca, oleosa, mista ou normal. Veja a seguir algumas características específicas e as propriedades mais indicadas para cada um deles:

Pele seca

A Pele seca é a mais sensível em relação a hidratação. Nesse caso recomenda-se o uso de hidratantes que contenham substâncias antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Esse tipo de pele necessita de produtos mais leves e emolientes para limpeza (que limpem e hidratem ao mesmo tempo) livres de detergentes para não removerem a camada de gordura natural da pele. Quanto mais seca a pele for, mais ingredientes que promovam a hidratação o produto deve ter em sua fórmula. Cosméticos como bases e pós quando usados devem ter uma solução oleosa na sua composição para não desidratarem a pele seca.
A frequência da hidratação dependerá do produto usado. É interessante observar ainda se o produto que escolheu tem filtro solar, caso seja de uso diurno.

Pele oleosa

A pele oleosa possui brilho característico e maior tendência à acne. Isso acontece devido a produção intensa de sebo pelas glândulas sebáceas, fato que pode ocorrer por diversas causas. Sendo assim, em geral os cuidados com este tipo de pele começam com o uso de sabões para diminuir a oleosidade, que sob a forma líquida provocam menos atrito e evitam irritações.
A água para a limpeza do rosto de quem tem esse tipo de pele deve ser preferencialmente fria, já que as glândulas sebáceas da face são estimuladas em contato com a água quente. Por tanto, para a pele oleosa são contraindicadas formulações hidratantes cremosas e contendo óleos, que podem causar ou agravar um quadro de acne. Porém, diminuir a oleosidade da pele não quer dizer desidratá-la, por isso o hidratante ideal para peles oleosas deve ser livre de óleo, ou seja, produtos em gel ou gel-creme são boas opções. É recomendável ainda usar produtos que contenham filtro solar com fator de proteção de, no mínimo, 15 FPS para proteger a pele de raios nocivos e marcas indesejáveis.

Pele mista

A pele mista apresenta oleosidade na chamada “Zona T” (testa, nariz e queixo), enquanto outras áreas, como a bochecha, tem aspecto seco. O tratamento para este tipo de pele é feito com substâncias que não provocam ressecamento e, ao mesmo tempo, evitam agravar a oleosidade, já que há características tanto da pele seca quanto da oleosa. Os hidratantes ideais para pele mista podem ser em gel ou gel-creme, livres de óleo e, se possível, sempre com filtro solar em sua composição, pelos mesmos motivos da pele oleosa, porém, deve se garantir que o produto não promova o ressecamento da pele, o que seria prejudicial para as áreas mais secas.

Pele normal

A Pele normal é aquela que em geral está em equilíbrio, mas mesmo assim deve ser hidratada para permanecer dessa forma. Para peles normais recomenda-se o uso de hidratantes em loção com base aquosa e fórmulas fluidas que influenciarão o mínimo possível no equilíbrio natural da pele, mas promoverão a hidratação. Já formulações muito oleosas devem ser evitadas, pois podem levar ao aparecimento de espinhas. Bons produtos para este tipo de pele devem conter as vitaminas C, E e A. O filtro solar também deve estar presente nas formulações ou deve ser usado em associação ao hidratante.
Em geral as pessoas costumam saber qual é o tipo de pele que possuem, mas na dúvida consulte um especialista!
Fonte: modaebeleza

Depois de hidratar a pele é necessário protegê-la, por isso assim como o hidratante temos que saber escolher o protetor solar para nosso tipo de pele.
Existem protetores solares para peles mistas a oleosas que geralmente são em gel ou oill free e normal a secas que são mais cremes hidratantes.


O protetor solar é bom procurar uma dermatologista para ver qual o recomendado para seu tipo de pele.

Depois de tudo isto a pele está pronta para receber a maquiagem e ter aquele acabamento perfeito que todos querem.
No próximo post do manual vamos aprender sobre os pincéis.

Espero que estejam gostando do manual. E não esqueçam de responder a pesquisa ao lado sobre o manual.
Bjs e até o próximo.



Image and video hosting by TinyPic